Como atender uma pessoa na loja em 3 passos simples.

Então, como todos que me conhecem sabem, se tem uma coisa de que eu fujo na vida, essa coisa são as atendentes de lojas.

Nada contra essas pessoas, em geral, sei que elas só estão cumprindo ordens superiores :B

O caso é que o atendimento é uma coisa que conta muito. Quando não somos bem atendidos, além de não voltar para esse lugar nunca mais, ficamos difamando a loja por aí… (Ainda mais com Twitter e Facebook em alta…).

Mas e você, que está aí, acabou de ser contratado em uma loja e quer ser o melhor vendedor possível? O que fazer da vida nesse momento? Calma, não entre em pânico e deixe de lado as suas crises de identidade.

Foi para isso que criei um guia facílimo, tem apenas três passos! Com ele, você aprende o básico de como não espantar os clientes, nem fazê-los amaldiçoarem o minuto em que decidiram entrar na loja onde você trabalha! Muito válido, não?

Chega de papo, vamos aos fatos:

1. Em primeiro lugar. Você é um atendente, não um consultor de moda. Só dê opiniões se a pessoa perguntar. Não é porque a menina está na flor da idade que ela quer uma roupa estilo cachorra pra perdição na balada, por exemplo. Uma dica: PERGUNTE o que a pessoa gosta, em vez de empurrar qualquer coisa pra cima dela.

2. Você não precisa saber com que cara a roupa ficou na pessoa. Isso é entre ela, o espelho e seus complexos de estimação. Observação: é pecado MORTAL abrir a cortina enquanto a pessoa está se trocando. Se ela quisesse se expor assim, nem entrava no provador para se trocar.

3. Por último, largue de ser atendente-grude. Existem algumas frases mágicas que os clientes usam de vez em quando. Aqui revelo alguns segredos!

Quando ela diz “Só estou dando uma olhadinha”, quer dizer “Só vim ver se a loja presta, não quero que fique me incentivando a comprar nada, obrigado”.

Quando diz “Pode deixar que eu me viro sozinho, obrigado”, quer dizer “Para de me encher o saco, eu sei o que to fazendo. Obrigado”.

E quando diz “Só estou pesquisando os preços, obrigado”, significa “Já vi que tá tudo caro aqui dentro e já to de saída, obrigado!”

Se a pessoa disser uma dessas frases, o melhor a fazer é deixá-la em paz, mesmo, porque realmente ela sabe o que está fazendo.

Espero que tenham aproveitado e que levem essas lições para a vida. Assim, muita gente ficará feliz.

Senão vamos continuar nos refugiando nas lojas de departamento, livres das atendentes.

P.S. Eu sei que os desenhos tão super zoados, mas enfim…

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4 thoughts on “Como atender uma pessoa na loja em 3 passos simples.

  1. Nossa parabéns

    concordo em tudo com vc!!!

    vendedores tem que tomar esses cuidados e e com certeza um mal vendedor afasta qualquer cliente da loja, mesmo se preço e produtos forem bons!!

    beijinho

  2. Gostei. Poderias fazer um outro texto falando da forma de tratamento que alguns atendentes utilizam. Por exemplo, tem uma loja em que todos os vendedores te chamam de “Fera”…

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